ações de trade marketing:
melhore as vendas no pdv

Como podemos auxiliar sua empresa a melhorar o pdv

Você ja deve ter se perguntado, ao ir ao supermercado, farmácia ou até mesmo lojas de departamentos e ou roupas, ou qualquer outra finalidade de venda, qual o motivo real da distribuição dos produtos, e já deve ter imaginado também, que o grande motivo disso tudo, é você, o shopper, que vai até determinado ponto de venda, para efetuar a compra, diferente do consumidor, que nessa caso, é quem vai consumir o produto, por isso temos que saber bem a diferença entre eles, pois com toda inovação que estamos vivendo hoje em dia, é muito comum contratar via app, alguém que possa ir até algum local de venda especifico, comprar o produto que estamos precisando, as ações de Trade Marketing estão cada vez mais em alta para suprir essas necessidades, e nisso, o PDV pode melhorar, e muito, as suas vendas.

A arte abaixo, pode exemplificar bem as diferenças entre consumidor e shopper

Acões de Trade Marketing

De acordo com pesquisas, cerca de 85% dos brasileiros decidem as compras no PDV (ponto de venda), pois com o novo estilo de vida frenético, da grande maioria das pessoas somado a falta de tempo para se ir as compras, esses são grandes fatores que ajudam nessa porcentagem alta, e por isso a comunicação e a visualização do PDV tem sido tão importante para as vendas.

A seguir, vamos analisar algumas das principais dicas para uma boa estratégia do seu PDV, e trabalhar o seu merchandising.

Lembrando que o conceito de merchandising esta ligado a diversas áreas, e que essa palavra é utilizada para associar o trabalho no ponto de venda, também utilizada para explicar ações nos meios de comunicação e que as vezes também pode ser associada à mídia alternativa.

Merchandising é um produto ou serviço certo, na quantidade certa, no preço certo, com o impacto visual adequado e na exposição correta.
Dentro da estrutura promocional, o merchandising funciona como um elemento complementar, exatamente no momento em que todas as ações convergem para um único ponto: o ponto de venda (Cobra,
1992, p. 643).
Acões de Trade Marketing

6 estratégias indispensáveis para que você, possa melhorar o seu Ponto de Venda.

#1 PLANEJAMENTO: Trabalhar em uma boa estratégia de merchandising do seu produto ou marca, para atender as necessidades do consumidor, encantando-os.

Para que o seu planejamento tenha sucesso, é preciso que você coloque todos os dados possiveis para poder traçar todas as suas metas, e nele deve conter:

  • Pesquisas de mercado do seu mercado alvo, uma boa alternativa para isso é participar de eventos que tenham haver com o seu público;
  • Coloque seus objetivos no papel descobrindo quais são as necessidades do seu cliente em potencial, e como você pode ajustar ao seu planejamento para melhor atender as suas necessidades;
  • Estabeleça um padrão nas suas lojas, para que o cliente já tenha memorizado, fotograficamente onde poderá encontrar cada item de sua necessidade;

O planejamento tem como principais características de centralizar, coordenar e integrar todos os fatores necessários à realização dos objetivos de mercado e propaganda, alinhados as ações de trade marketing. Ele deve incluir avaliações e ajustes constantes. Todos os métodos tem aspectos limitativos ou restrições, mas podem ser também força motivadora.

Ações de Trade Marketing
#2 EXPOSIÇÃO: Sempre verificar para que os produtos estejam impecáveis na exposição, evitando desperdícios e uma má impressão do consumidor, tomando cuidado sempre com as embalagens que estão expostas e principalmente a data de vencimento.

Esses detalhes poderão chamar a atenção dos clientes e fazer as pessoas fugirem do seu comércio, se alguma dessas características ficarem aparentes. Aposte em mudanças frequentes de vitrine, de olho em datas comemorativas para atrair cada vez mais a atenção e o foco do consumidor, lembrando que a ordem dos fatores expostos pode alterar o alcance de suas vendas.

Ações de Trade Marketing

#3 ILUMINAÇÃO: Uma boa iluminação pode ser fator determinante para o consumidor escolher o produto, pois de um jeito estratégico direcionam o olhar para os produtos que o seu PDV esta oferecendo.

Como um bom complemento ao item 5 da nossa lista, você deve dar a devida atenção para a iluminação da sua vitrine e produtos expostos em corredores. As peças não devem ficar escondidas e, de preferência, devem estar sempre sob o foco principal. Quando os consumidores veem algo com muito destaque é natural chame a sua atenção, e se houver algum interesse no item, as chances de que a compra seja efetivada naquele exato momento aumentam.

Ações de Trade Marketing
#4 ATENDIMENTO: Um bom atendimento é uma dica que nunca falha, pois cativa ainda mais o consumidor gerando uma fidelidade espontânea e prospectando novas vendas.

Uma equipe disposta, motivada e bem treinada irá realizar o melhor trabalho possível para a sua empresa e contribuirá para o aumento dos seus lucros.

Investir em treinamento constante para a sua equipe, é o melhor a se fazer. Seus colaboradores devem estar aptos a resolver problemas dos clientes, tirar todas as suas dúvidas de forma clara, e não apenas empurrar um produto qualquer na hora venda.

Temos como um bom exemplo global temos a Apple, que treina seus vendedores para que lhe ofereça os melhores produtos que atendam as suas necessidades, e não apenas que “empurre” todos os produtos possíveis para que aumente a sua porcentagem de vendas, o funcionário entende a necessidade do cliente e o auxilia na melhor escolha, por isso, treine os seus funcionários para criarem laços de amizade com os consumidores, pois realizar a venda a qualquer custo pode fazer com que os clientes nunca mais voltem.

Ações de Trade Marketing#5 PROJETO: Um projeto de decoração com excelência que seja projetado para o maior conforto dos clientes, focado no estilo e linguagem do seu público alvo. Muitas lojas cometem o erro de exagerar com projetos, fazendo uso de vitrines superlotadas ou muitos produtos expostos, que acabam poluindo a visão dos clientes. Quando você mostra de uma só vez tudo o que a sua loja tem, é bem provável que nenhuma peça ganhe um destaque individual suficiente para chamar a atenção dos consumidores.

Ações de Trade Marketing
#6 PONTO QUENTE: Os pontos quentes de todo PDV, geralmente se encontram na entrada das lojas ou próximo aos caixas de pagamento, que acabam atraindo a atenção dos clientes para novas compras.

Você pode traçar uma rota ideal para que os seus consumidores e clientes sigam por esse caminho, porque acabam deixando alguns itens para o final da compra. Mais comum de vermos em caixas de supermercado, mercearias e padarias, por exemplo, são balas e doces que costumam vender mais quando estão próximos ao final da compra, use o impulso e essa fragilidade das pessoas a seu favor.

Acões de Trade Marketing - Ponto Quente

Essas são apenas algumas das dicas que podemos citar sobre melhorar as técnicas de vendas do seu PDV, e com base nas pesquisas que temos disponíveis, podemos usar e abusar em investimentos para melhor atender os consumidores em momentos decisivos para a compra.

Não esqueça que com a inovação cada vez mais perto de todos nós, precisamos utilizar a tecnologia a nosso favor, e hoje temos vários softwares que podem nos auxiliar e automatizar a maioria dos processos citados, poderia fazer uma lista enorme deles, mas pra quê, se a Involves tem o software ideal que vai ajudar desde o planejamento até a venda final?

Você já ouviu falar do Involves Stage? A solução para suas ações de trade marketing que acompanha sua batida. A tecnologia que também pode estar na palma da sua mão, para a sua estratégia de PDV. Algumas características que podem encantar você também:

  • Agilidade no controle de visitas
  • Roteirização assertiva
  • Dashboard em tempo real
  • Alertas automatizados
  • Relatórios sincronizados e análise da execução

E o que a sua marca está fazendo para acompanhar essa evolução frenética do mercado? Ações de trade marketing se tornaram, cada vez mais indispensáveis!

Se ainda ficou com alguma dúvida, podemos ajudar você a tirar todas elas. Entre em contato com a gente! E pra ficar com um gostinho de quero mais da uma olhada nesse case da Condor, os números e resultados são de impressionar.

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